FILENOS

FILENOS
2000/FEV/26

sábado, 19 de abril de 2008

Filenos e o Brasil


Se no século XVI Pedro Álvares Cabral chegou ao território onde hoje se encontra o Brasil, 4 séculos depois, já em pleno século XX, alguns Filenos procuraram a sua sorte por terras de Vera Cruz.
Já depois de se terem radicado na Figueira da Foz em 1923 provenientes de Almalaguês, a família de Manuel de Jesus Rodrigues Fileno e Maria José Coelho começou a crescer.

Alguns dos seus nove filhos procuraram então a sorte por outras paragens. Luxemburgo (2), África do Sul (1) e Brasil (4) foram alguns dos destinos escolhidos.

Apenas dois deles tiveram destinos diferentes. Avelino Rodrigues Coelho Fileno, também ele já falecido, e que se radicou em Tavarede - Figueira da Foz, e Manuel de Jesus Rodrigues Coelho Fileno que faleceu em Vale Sampaio - Tavarede - Figueira da Foz, com apenas 4 anos de idade

Para o Brasil foram:
  • Preciosa Rodrigues Fileno

  • Deolinda Coelho Fileno

  • Antonio Rodrigues Coelho Fileno (já falecido)

  • José Maria Coelho Fileno (já falecido)

Até porque entretanto novas gerações surgiram, certamente encontraremos elos de ligação que nos permitirão alargar a Comunidade de Filenos em construção.

Se estes nomes vos dizem alguma coisa escrevam-nos e contem-nos algo mais.

Outras histórias que queiram ver publicadas podem ser enviadas para vitor.fileno@gmail.com

3 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Gostei de saber da origem dos Filenos, porém senti falta de fotos antigas. Adalberto Fileno

efileno@gmail.com disse...

Olá Vitor!

Me chamo Érico Fileno e sou do Brasil.
Já postei algumas mensagens por aqui e conversei com alguns Filenos. Porém o ramo Fileno da minha família não tem conexão alguma com o relato do post.

Meu avô se chamava Sebastião Fileno (nasceu em 1903 no interior do estado de São Paulo, em uma localidade que se chamava Faxinal, que provavelmente hoje pertence à cidade de Itapeva, São Paulo) e meu bisavô era Juvenal Fileno (nascido no século XIX, sem localidade).

Não temos mais dados sobre meu bisavô, pois meu avô (já falecido) nunca nos contou sua história.

Ou seja de tudo isso...já no século XIX tínhamos Filenos no Brasil.

Abraços