FILENOS

FILENOS
2000/FEV/26

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Enigmas Filenos

Este Blog tem proporcionado e dinamizado a aproximação de Filenos espalhados pelo mundo fora. Certo é que para além dos Filenos em Portugal, os quais na sua grande maioria já se conhecem, outros Filenos, nomeadamente do Brasil, têm efectuado contactos com o objectivo de tentarem preceber qual a sua relação com os Filenos em Portugal.
Se num post anterior sobre Filenos e o Brasil disse que "...já em pleno século XX, alguns Filenos procuraram a sua sorte por terras de Vera Cruz..." pelos vistos é uma informação desactualizada!

Já em 1906 nasciam Filenos no Brasil.

O Érico Fileno enviou uma mensagem que agora transcrevo parte:

"...Meu avô SEBASTIÃO DA SILVA FILENO (que não gostava de falar da sua história) nasceu em 1906 em Faxina-SP (hoje chama-se Itapeva) e de meu bisavô temos apenas o nome JUVENAL ANTÔNIO FILENO. Ou seja, esses Filenos já estavam aqui no Brasil no século XIX..."

Vista aérea de ITAPEVA - Brasil

Até porque em Portugal existem Filenos espalhados e com os quais ainda não temos um contacto assíduo, pode estar aí a chave do Enigma. Estou a falar por exemplo em Filenos de Freixo de Espada à Cinta, localidade onde sabemos existirem comunidades de Filenos.


Vista aérea de de Freixo de Espada à Cinta - Portugal

O Mário Fileno de Almalaguês enviou também uma mensagem a confirmar isto mesmo, inclusivamente com indicação de que existe ou existiu em Freixo de Espada à Cinta uma padaria com o nome Capela & Fileno.

Assim caso estes nomes enviados pelo Érico Fileno ou pelo Mário Fileno vos digam alguma coisa, por muito pouco relevante que vos possa parecer, enviem informações para o Blog ou para o meu Email.

Um Abraço.

Sem comentários: