FILENOS

2000/FEV/26

domingo, 14 de junho de 2009

X Convívio Filenos - 2009

Conforme publicitado e prometido, decorreu nos dias 10 e 11 de Junho o nosso convívio de 2009 com um passeio pela zona do Douro e com a participação de 52 pessoas. Iniciámos às 6 horas em Almalaguês de autocarro, para onde convergiram os da Figueira da Foz, passou pelos Carvalhos, até ao cais de Vila Nova de Gaia.

Aí seguimos em barco de turismo até ao Peso da Régua, subindo o rio Douro e as eclusas de Crestuma e do Carrapatelo, com pequeno almoço, porto d'honra e almoço a bordo. De regresso ao autocarro, fomos até ao Pinhão, à aldeia vinhateira de Provesende e à Quinta do Portal, onde saboreámos o precioso nectar e a bôla de carne. Ficámos alojados em Sabrosa no Hotel Solar dos Canavarros. Após o acolhimento, preparámos o jantar convívio que se prolongou até alta madrugada com uma retrospectiva fotográfica dos últimos convívios, um concurso de karaoke e um concurso de dança.
No dia 11, após o pequeno almoço, seguimos viagem por Pinhão, Favaios, Alijó, Ribatua, Carrazeda de Anciães, onde tivémos oportunidade de apreciar de perto a paisagem idílica dos vinhedos durienses.

E depois, Vila Flor até Mirandela, onde retemperámos forças no almoço e um breve descanso para apreciar a baixa da cidade junto ao rio Tua.

À saída de Mirandela e pelo caminho, aproveitámos para realizar o concurso cultural a que a maioria aderiu. Seguimos até Vila Real, com uma breve passagem pela cidade e avançámos a caminho do Porto.

Na área de serviço de Penafiel surgiu um momento espontâneo de confraternização, com vinho fresco, chouriço, presunto e pão que alguns partilharam com os outros, onde se fez a síntese do convívio, com a leitura da acta e indigitação da equipa organizadora para 2010. Assumiram esse compromisso o Adérito, a Alice e o Artur.

O concurso de fotografia vai decorrer até ao dia 20 de Junho nas modalidades de retrato e de paisagem e cada participante pode concorrer com uma fotografia de cada modalidade. As fotografias a concurso serão apreciadas por um júri profissional. Posteriormente serão todas publicadas neste blogue.

Ficou ainda decidido um novo convívio este ano no dia 6 de Setembro, na zona de Almalaguês, com sardinhada/churrasco, a cargo do Agostinho e do Mário Jorge.

Por parte da organização fizemos o melhor que pudemos e soubemos.

Seguem algumas fotos do evento. As restantes serão divulgadas em breve quando os outros participantes as fizerem chegar. Vamos procurar fazer uma selecção das mais sugestivas.

Vitor Fileno Neves disse...

Parabéns por mais um sucesso do convívio dos Filenos.

Mesmo não tendo podido estar presente,sei que a organização foi excepcional.
Parabéns à equipa que concretizou este importante marco na vida deste evento, já que se cumprem 10 anos sobre o seu início.

Saudações a todos os Filenos em especial à Linda , ao Urbano e ao Helder por conseguirem dar o seu melhor contributo para a vitalidade destes encontros.

Anónimo disse...

Fantásticos momentos de confraternização vividos nestes dois dias. Um dos pontos altos do ano a que ninguém quer faltar. Uma palavra de agradecimento à equipa dos Filenos do Norte (Carvalhos-Porto) com uma organização 5 estrelas.

Editei algumas filmagens do Encontro que coloquei no youtube neste endereço http://www.youtube.com/watch?v=ZXhPXOrwpnI.